Anúncios sobre política e eleições terão que informar se houve uso de inteligência artificial.
A exigência é da Meta e vale para Facebook, Instagram e WhatsApp a partir de 2024.
Pela regra, anúncios que foram alterados digitalmente com inteligência artificial e assuntos ligados a questões como gênero e etnias também deverão conter o aviso.
Essa informação vai precisar partir do próprio anunciante diretamente para a Meta. Caso isso não ocorra, ele poderá ser punido e o anúncio será excluído.
O tipo de sanção não foi detalhado mas a dona do Facebook esclareceu que os procedimentos vão ser definidos quando a exigência passar a valer.
A Meta ainda destacou que pode remover as publicações falsas, distorcidas, parcialmente falsas ou que não tiverem contexto.
Nessas situações a regra não se aplica somente a conteúdos produzidos por inteligência artificial, mas por humanos também.
Já faz bastante tempo que a empresa recebe críticas sobre publicidade política. Em 2016 o Facebook foi acusado de falta de supervisão depois que russos usaram a rede social para provocar os americanos.