O brasileiro está tendo menos dor de cabeça na hora de cancelar contratos com empresas que prestam serviços de telecomunicações.
Pelo menos é isso que os números da Anatel indicam.
De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações, o número de reclamações sobre cancelamento caiu 67% em relação a 2018.
Essa melhora veio depois que a Agência implementou uma fiscalização regulatória sobre o tema.
Buscando aumentar a cooperação e o diálogo com as prestadoras, a Anatel conseguiu que as principais empresas do setor melhorassem a experiência dos consumidores na solicitação de cancelamento do contrato, num processo mais simples e efetivo.
Atualmente, é possível cancelar contrato da Claro, Oi e Vivo sem que haja a necessidade de falar com atendente.
Já a Tim, segundo a Anatel, não conseguiu se adequar às negociações para facilitar o cancelamento dos serviços e, após fiscalizações realizadas pela Agência, a empresa sofreu algumas penalizações.
Vale ressaltar que, caso você tenha problemas com empresas de telecomunicações e não consiga resolver a questão com a operadora, pode acionar a Anatel, no endereço gov.br/anatel. Aí é só procurar a área do consumidor e fazer o registro.