De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, essa deve ser a maior temporada dos últimos 11 anos, com a oferta de mais de 877 mil leitos.
A temporada começa nesta quarta-feira, 25 de outubro, e vai até 7 de maio. São de 195 dias de duração, quase sete meses.
Nesse período, ainda de acordo com a Associação, nove navios partirão dos portos de Itajaí, Maceió, Rio de Janeiro, Salvador, Santos e também do Porto de Paranaguá. Eles percorrerão por 212 roteiros, com 763 escalas.
O setor espera criar mais de 80 mil empregos, diretos e indiretos, e gerar um impacto de mais de R$ 5 bilhões na economia brasileira, em função dos gastos das companhias marítimas e dos cruzeiristas e tripulantes nas cidades de embarque e desembarque e nos destinos visitados.
Durante a temporada, o Brasil também será rota de importantes companhias marítimas internacionais, com 35 navios de longo curso, que farão paradas em 45 destinos localizados em 15 estados brasileiros, como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul, o que também contribui para movimentar a economia do país.