Reitora representa Uefs em missão internacional e presenteia o Papa Francisco com camisa do Fluminense de Feira

Redação Vibenews

Redação Vibenews

A reitora Amali Mussi representou a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) em uma missão internacional organizada pela RUC (Red de Universidades para el Cuidado de la Casa Común) e PCAL (Pontificia Comisión para América Latina), com o objetivo de temas relacionados a crise ambiental, crise econômica, crise social e crise cultural.

Em um dos momentos do evento, representantes de cada grupo puderam dialogar pessoalmente com o Papa Francisco, apresentando- lhe as propostas desenvolvidas durante o evento. Nesta oportunidade a reitora Amali Mussi presenteou o Pontífice com uma camisa personalizada do time Fluminense de Feira.

”Nesse momento não só falamos um pouco sobre as temáticas, mas pudemos usufruir da sua presença indescritível! Aproveitei para presenteá-lo com a camisa do Touro do Sertão, nosso Fluminense de Feira, uma forma de deixar na lembrança do Papa Francisco uma representação da nossa cidade e do nosso povo”, explicou a reitora.

O resultado do encontro foi a assinatura de uma carta que traz em seu bojo sete compromissos:

1) Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo;
2) Ouvir a as gerações mais novas;
3) Promover a mulher;
4) Responsabilizar a família;
5) Se abrir à acolhida;
6) Renovar a economia e a política;
7) Cuidar da casa comum.

Entre as falas proferidas pelo Papa, a reitora Amali Mussi destaca que ”foi um pedido do Santo Papa que pediu que as universidades não se comportem como se fossem lugares apenas para ‘aprender coisas’ e que deveríamos, assim, educar nas três linguagens humanas: a linguagem da cabeça, do coração e das mãos para que assim, as pessoas, os estudantes aprendam a pensar o que sentem e o que fazem, a sentir o que fazem e o que pensam, e a fazer o que sentem e o que pensam”, explicou a reitora.

”O Papa Francisco generosamente convidou as universidades a serem instituições criativas diante da realidade e dos desafios, formadoras e não apenas informadoras”, completou Amali Mussi.
Confira AQUI a carta-compromisso.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

5 milhões se inscreveram para Enem 2024

Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registraram 5.055.699 inscrições para o Exame Nacional do Ensino

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!