Obesidade e alimentação são fatores de risco para o câncer de próstata, alerta oncologista

Redação Vibenews

Redação Vibenews

O câncer de próstata é uma das principais ameaças de saúde para os homens e o número de casos vem crescendo ao longo dos anos.

O oncologista Ariel Kann, coordenador do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, diz que o principal fator de risco para a doença é o envelhecimento.

No Brasil, nove a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata têm mais de 55 anos.

Mas, segundo o médico Ariel Kann, a doença também tem ligação com fatores de risco que podem ser modificados, como a obesidade e o sedentarismo.

Por outro lado, o diagnóstico do câncer de próstata no estágio inicial pode aumentar a chance de cura da doença.

Por isso, o médico destaca a importância de exames fundamentais, como o toque retal, que permite avaliar o tamanho e a forma da próstata.

Neste mês de fevereiro, marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer, o oncologista Ariel Kann também destaca os avanços no tratamento dos tumores de próstata.

A escolha do tratamento mais adequado depende do estágio do tumor, da idade do paciente e de outros fatores individuais.

Essas opções podem incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapia-alvo. Também existem medicações que inibem o hormônio androgênio, para os casos resistentes a tratamentos anteriores.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!