Nova Carteira de Identidade Nacional, a CIN, começa a ser emitida em todos os estados a partir desta segunda-feira, 6 de novembro.
O prazo original para que isso começasse acontecer era 6 de março, mas estados que não conseguiram se adequar a tempo, ganharam mais prazo.
A nova carteira de identidade não cria nenhuma nova numeração. Apenas aposenta o RG, que é um documento estadual, e passa a considerar o CPF da pessoa como número de identificação nacional.
Além da versão física, o CIN também é disponibilizado para o cidadão no formato digital, com acesso pelo aplicativo Gov.br
O modelo antigo vai valer até 28 de fevereiro de 2032, portanto, não é preciso trocar o documento agora.
Vale dizer também que a primeira via da Carteira de Identidade Nacional será emitida sem custo, assim como a renovação do documento.
A validade da nova carteira varia conforme a idade do titular: para pessoas de até 12 anos incompletos, a validade é de cinco anos; pessoas de 12 a 60 anos incompletos deverão renovar o documento a cada 10 anos e, para maiores de 60 anos a validade é indeterminada.
O cidadão que perder o documento e precisar tirar a segunda via terá que pagar uma taxa, que varia de acordo com a unidade da federação.