Noite de sono de qualidade – confira dicas para evitar crises alérgicas

Redação Vibenews

Redação Vibenews

Com a chegada do inverno e também das férias, as noites de descanso prolongado são ansiosamente aguardadas. Contudo, as temperaturas baixas e o clima seco do período, aumentam as crises alérgicas noturnas, impedindo o relaxamento completo durante o sono. O acúmulo de ácaros desencadeia as reações causadoras de espirros, tosse, congestão nasal e olhos lacrimejantes.

Para impedir que esse quadro aconteça, é essencial colocar em prática dicas no ritual noturno, que além de auxiliarem na prevenção de crises alérgicas, asseguram uma melhor noite de sono. As recomendações variam de ações básicas a serem feitas na rotina, até a adição de itens que podem melhorar o ambiente e torná-lo livre de agentes impulsionadores dos sintomas.

As crises alérgicas noturnas podem ser incômodas e afetar a qualidade do sono. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a evitar essas crises:

  • Uso de capas em colchões, travesseiros e edredons

É importante se certificar diariamente de que o quarto esteja limpo e livre de poeira, ácaros e outros alérgenos. Além de aspirar tapetes e cortinas, e trocar a roupa de cama com frequência, escolher os produtos ideais para a limpeza regular facilita a prevenção de crises. O uso de capas em colchões, travesseiros e edredons evita a exposição a alérgenos durante o sono.

A Alergoshop, referência em desenvolvimento e comercialização de produtos hipoalergênicos, conta com itens como a capa de colchão. O produto proporciona a proteção necessária para evitar o contato com os ácaros, através do tratamento antimicrobiano e antiácaro. O tecido impede a passagem de dejetos acumulados nos colchões, travesseiros e edredons, prevenindo crises de asma, rinite e dermatites.

  • Controle a umidade do ambiente

O clima do período favorece o crescimento de mofo e o acúmulo de poeira. No intuito de evitar a proliferação dos incitadores de crises alérgicas, umidificar o ambiente é essencial. Roupas úmidas e toalhas molhadas não devem ser deixadas no quarto no período noturno e, caso haja umidade em demasia, adquirir um desumidificador é uma alternativa válida para o controle da situação.

  • Utilize um acaricida na limpeza

Aplicar acaricida em tapetes, carpetes, sofás, cortinas, pelúcias, sapatos, roupas e em outros materiais têxteis, é uma medida de prevenção eficaz, uma vez que evita crises alérgicas não somente durante à noite, mas também durante o dia.

A Solução ADF Plus, da Alergoshop, por exemplo, elimina, repele e controla a quantidade de ácaros, fungos e bactérias nos ambientes, mantendo-os livre desses micro-organismos. O item é indicado principalmente para pessoas que sofrem de asma, rinite e bronquite, e pode ser aplicado, inclusive, em quartos de crianças, uma vez que não é tóxico. O produto também pode ser aplicado em superfícies que apresentem sinais de poeira e bolor, como cerâmicas, couro e fórmicas. Assim, a aplicação regular, além de minimizar a quantidade dos ácaros e outros micro-organismos, impede a reinfestação.

  • Aplique os produtos adequados na pele durante a rotina de higiene

No inverno, as pessoas optam por banhos mais quentes, fator que reduz a barreira protetora da pele. No intuito de manter a hidratação, é necessário utilizar os produtos corretos na rotina noturna de skincare. A Alergoshop, por exemplo, oferece o Creme Nutritivo Noite Hipoalergênico Eternity, que contém componentes que estimulam a produção de colágeno e intensificam a renovação celular, tornando o tecido cutâneo mais espesso, aumentando a maciez e saúde da pele.

A Loção Corporal Ultrahidratante Para Pele Extrasseca, é outro item fortemente benéfico para a pele na estação fria. A composição auxilia na recuperação do manto hidrolipídico, bem como reduz a perda transepidérmica de água, promovendo hidratação prolongada. Os emolientes presentes na loção, suavizam, hidratam e protegem a pele, corroborando com a redução da inflamação e irritação.

Para bebês e idosos, cuja pele é mais sensível, o Balm Protetor Hidratante, protege a pele contra agressões, causadas pelo uso das fraudas por exemplo. De acordo com testes realizados pela marca, há um aumento em até 42,9% na hidratação com o uso do produto.

  • Lave o nariz antes de dormir

Os cuidados com o ambiente são fundamentais para a prevenção de crises alérgicas. Porém, a atenção à saúde também é essencial. Utilizar soluções salinas para lavar as narinas antes de ir para a cama é uma opção viável, uma vez que pode ajudar a remover alérgenos e reduzir a inflamação nasal.

  • Utilize um espaçador

O espaçador é um dispositivo utilizado com inaladores para ajudar a administrar medicamentos para as vias aéreas de maneira mais eficaz. O item é frequentemente usado no tratamento de condições como asma, bronquite e outras doenças respiratórias. Seu uso pode ser útil na administração de medicamentos inalatórios durante uma crise asmática, desencadeada por uma reação alérgica. Ele ajuda a garantir que a medicação chegue diretamente aos pulmões, reduzindo o risco de efeitos colaterais sistêmicos.

As bombinhas, por serem utilizadas diretamente na boca, a tornam mais seca, e o espaçador é um excelente substituto, principalmente no período noturno. É importante consultar um médico alergista ou imunologista para avaliar a condição e prescrever o tratamento adequado, orientando o paciente sobre o uso correto do dispositivo.

  • Consulte um médico

As dicas mencionadas auxiliam na melhoria da noite de sono, ao evitar que haja acúmulo de alérgenos no ambiente. Contudo, se as crises alérgicas noturnas persistirem ou forem graves, é preciso consultar um médico alergista ou otorrinolaringologista. Eles podem realizar testes para identificar os alérgenos específicos que estão causando as crises e recomendar um tratamento adequado.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

5 milhões se inscreveram para Enem 2024

Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registraram 5.055.699 inscrições para o Exame Nacional do Ensino

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!