As inscrições para as vagas remanescentes do Fies foram prorrogadas até segunda-feira (2). Elas devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Acesso Único do MEC. O resultado e a ordem de classificação serão divulgados na quarta-feira, dia 4. Pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência terão prioridade na classificação.
Essas vagas remanescentes são aquelas não preenchidas nas etapas anteriores do programa e devem ser ocupadas por quem está efetivamente matriculado e cursando o curso para o qual se inscreveu, ou por quem tenha obtido pelo menos 75% de aproveitamento nas disciplinas, caso o semestre já tenha sido encerrado.
O Fies é o programa que concede financiamento para cursos em instituições privadas de ensino superior. A escala de financiamento depende da renda familiar do candidato, que deve ser de até três salários mínimos por pessoa, ou seja, R$ 4.236. Para o Fies Social, a renda familiar deve ser de até meio salário mínimo por pessoa da família, ou seja, R$ 706, e o candidato deve estar inscrito no CadÚnico.
Além do critério de renda, podem se inscrever no Fies candidatos que participaram do Enem, obtiveram 450 pontos ou mais nas provas e não zeraram a redação.
As informações completas estão disponíveis em acessounico.mec.gov.br/fies.