Hemoba atenderá voluntários à doação de sangue no feriado da Semana Santa

Redação Vibenews

Redação Vibenews

Para atender o aumento das solicitações previsto durante o feriado de Páscoa, a Hemoba recebe os voluntários à doação de sangue durante a Semana Santa, de 04 a 08 de abril. De hoje a quinta-feira (04 a 06/04), todas as unidades da Fundação funcionarão normalmente. Na Sexta-feira da Paixão (07) e no sábado (08), a sede da Hemoba, em Salvador, estará aberta das 7h30 às 16h para atender os candidatos. Já a unidade móvel (Hemóvel) funcionará no Salvador Shopping, das 8h às 17h, nos dias 06 e 08 de abril (quinta-feira e sábado).

Na Semana Santa, há um aumento da demanda devido aos atendimentos que necessitam de transfusões de sangue nas emergências dos hospitais em razão da grande movimentação nas estradas, enquanto o número de doações diminui por causa das festas familiares e viagens para aproveitar o feriadão. Em 2022, na semana do feriado religioso em abril houve uma diminuição de 20% no número de candidatos à doação em relação à semana anterior; em 2021, o decréscimo foi cerca de 38% e, em 2020, chegou a 63%.

No momento, os tipos sanguíneos O positivo, O negativo e B positivo estão abaixo dos níveis recomendados para atender as unidades hospitalares do estado. “Estamos com um aumento considerável da demanda de hemocomponentes solicitados pelos hospitais e unidades de saúde de toda a Bahia. A Páscoa, com seu simbolismo de renovação, esperança e desprendimento, é uma oportunidade para refletir sobre a importância do gesto solidário de doar sangue. Uma única doação pode salvar até quatro vidas!”, explica o diretor geral Luiz Catto.

Critérios para doação de sangue – Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Cadastro de medula óssea – O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Fonte: ASCOM HEMOBA

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

5 milhões se inscreveram para Enem 2024

Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registraram 5.055.699 inscrições para o Exame Nacional do Ensino

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!