Gordofobia no ambiente de trabalho: o que é, como ocorre e onde denunciar

Redação Vibenews

Redação Vibenews

Com a evolução da sociedade, pautas como diversidade e inclusão estão sendo cada vez mais discutidas, principalmente, no ambiente corporativo.

Há um grande movimento, e uma cobrança também, por parte das pessoas colaboradoras, por ambientes de trabalho que sejam acolhedores e que não pratiquem discriminação e preconceito.

Por isso, empresas que não possuem práticas inclusivas e que, além disso, não buscam minimizar e, até mesmo, eliminar qualquer tipo de comportamento e conduta abusiva, estão perdendo talentos e espaço no mercado.

Continue a leitura deste artigo para entender:

o que é gordofobia no ambiente de trabalho,

como ocorre e quais são as principais consequências negativas,

como a utilização de um Canal de Denúncias pode diminuir a ocorrência desse tipo de prática negativa.

 

O que é Gordofobia?

De acordo com o dicionário Priberam, gordofobia significa repulsa ou preconceito contra as pessoas gordas.

Esse tipo de discriminação, por conta do biotipo, se estende ao campo afetivo, social e/ou profissional, negando acessibilidade a corpos gordos de diversas formas no dia a dia — que correspondem a 57% da população brasileira.

Comportamentos e insultos gordofóbicos geram situações constrangedoras e, até mesmo, humilhantes, que marginalizam socialmente pessoas gordas.

Por conta disso, a discriminação e o preconceito, recebidos por meio de comentários, “brincadeiras” ou isolamento, têm um impacto muito grande na vida dessas pessoas.

Uma pesquisa feita pela pela Catho, empresa de recrutamento on-line, realizada com mais de 31 mil executivos pelo Brasil, identificou que 65% dos presidentes e diretores de empresas tinham alguma restrição na hora de contratar pessoas gordas.

Essa problemática é bastante complexa e é preciso combatê-la em todos os níveis, mas, principalmente, no ambiente de trabalho, uma vez que é um local onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo.

Então, vamos entender agora de que forma ocorre a gordofobia e os impactos dela na vida das pessoas colaboradoras.

 

Como ocorre no ambiente de trabalho e quais são as consequências negativas?

Como afeta vários âmbitos da vida de uma pessoa, no ambiente profissional não poderia ser diferente.

Muitas pessoas que não são vistas socialmente como encaixadas em um padrão estético, já passaram por inúmeras situações de insultos, relacionadas a sua aparência, corpo e peso, inclusive em entrevistas de emprego.

Um estudo realizado pela Pesquisa Mapeamento da Gordofobia no Brasil identificou que:

  • 50,1% dos brasileiros precisam lidar com colegas de trabalho que fazem piadas com o próprio corpo ou com foco em outras pessoas gordas;
  • 50,4% lidam com a falta de cadeiras e mobiliários adequados;
  • 56,1% enfrentam o desafio com uniformes que causam constrangimento e falta de disponibilidade de tamanho;
  • 41% apontam cabines de banheiro estreitas nos escritórios e ambientes de trabalho;
  • 29,2% afirmam ter dificuldades de acessar o mercado de trabalho;
  • 8% relatam que as empresas preferem que a pessoa gorda não tenha contato direto com cliente e fique no backstage;
  • 6,5% não foram aprovados no exame admissional por conta do peso;
  • 22,9% das pessoas gordas enfrentaram gestores que sugeriram perda de peso.

Todos esses dados mostram práticas abusivas e discriminatórias que geram constrangimento, aborrecimento, humilhação, vergonha do corpo e/ou da condição física.

Como um Canal de Denúncias pode mitigar a gordofobia no ambiente de trabalho?

Por ser uma forma de discriminação, bullying e preconceito, as empresas precisam adotar medidas efetivas para as pessoas colaboradoras, a fim de coibir essas atitudes nocivas no ambiente de trabalho.

A primeira medida importantíssima a ser executada são os treinamentos e campanhas de conscientização sobre a gordofobia.

É preciso educar as pessoas em relação ao tema e elucidar os impactos negativos que alguns comentários, piadas e brincadeiras podem ter na vida das pessoas gordas.

E, a segunda medida, indissociável à primeira, é um Canal de Denúncias externo, profissional e funcional, com permissão ao anonimato e total segurança quanto à confidencialidade, visando dar credibilidade e confiança ao relatante.

 

O Canal de Denúncias é um aliado do colaborador, pois oferece a oportunidade à vítima de relatar e denunciar a ofensa recebida.

A partir do momento em que a Alta Direção e líderes tomam conhecimento de práticas discriminatórias, é possível averiguar e executar as medidas corretivas, a fim de garantir a manutenção de um ambiente saudável, justo, igualitário e acolhedor a todos.

Fonte: Diego Galvão

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!