Para a disputa do Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu em Barueri, interior de São Paulo, entre os dias 29 de abril e 02 de maio, a atleta baiana faixa azul juvenil Iris Santana, 17, terá as passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A confirmação aconteceu após reunião na terça-feira, 11, na sede da autarquia.
Íris vai viajar acompanhada do técnico Irlan Ferreira, que a treina na Academia do Mestre Tanailson Cavalcante, na Associação de Moradores de Sussuarana, para a sua primeira competição disputada fora do estado. Ainda neste mês, antes da viagem, ela vai participar do Salvador Fall International Open 2023, também organizado pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu (CBJJ), na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas.
Após começar a praticar o jiu jitsu aos 12 anos, ela acumula títulos estaduais, regionais, nacionais e mundiais da idade, todos em solos baianos. Entre eles, a hegemonia de ser a atual bicampeã baiana juvenil super pesado pela Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA (FBJJMMA).
A história de Isis é conhecida para além do meio do esporte pelas campanhas realizadas pela atleta nas redes sociais, por meio de rifas, e em algumas das principais avenidas de Salvador ao vender paçocas. Com isso e por meio da busca por parceiros, ela conseguiu custear a participação em campeonatos e a aquisição de materiais esportivos, seguindo o sonho de se tornar competidora desde que começou na modalidade.
“Eu estou com boas expectativas em estar indo lutar fora do estado pela primeira vez para trazer a medalha de ouro para casa. Estou me dedicando ao máximo nos treinos para este campeonato importante, que agrega peso ao meu currículo de atleta e me dá mais experiência por ter lutado com outros competidores de diferentes níveis de jiu jitsu e de outros estados”, afirma Iris.
Agora, com o apoio da Sudesb, ela se mostra agradecida e empolgada. “Como não tenho nenhum apoio financeiro fixo de patrocínio, essa ajuda é de suma importância porque os custos para viajar não são baratos”, comenta.
Fonte: Ascom Sudesb