Levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, revela que a abertura de pequenos negócios no país aumentou em 2023, depois de ter registrado queda em 2022.
Considerando a base do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da Receita Federal, o levantamento mostra que, entre janeiro e dezembro do ano passado, o país ganhou 859 mil micro e pequenas empresas, 6,6% mais em relação ao mesmo período do ano retrasado.
Significa que, na média, foram abertos 2,3 mil novos negócios de micro e pequeno porte por dia.
Entre os novos 859 mil CNPJs criados no ano passado, 715 mil foram MEs, as microempresas, categoria que fatura até R$ 360 mil por ano, e o restante, pouco mais de 140 mil, empresas de pequeno porte, as EPPs, que são as que têm faturamento anual entre R$ 360 mil e 4,8 milhões.
Também foi contabilizada, em 2023, a criação e 2.908.104 novos MEIs, que são os microempreendedores individuais.
Somando os MEI e as micro e pequenas empresas, o total de novos pequenos negócios abertos no Brasil chegou a 3,77 milhões no ano passado.
Isso representa 96% do total de empresas, incluindo as de médio e grande porte, criadas no país em 2023
Vale citar ainda as atividades relacionadas ao setor de Serviços foram as que registraram o maior volume de novos negócios: responderam por nove das dez classes com a maior abertura de empresas durante esse período.