Compartilhe:

Em 10% dos lares brasileiros, são os estagiários que mantêm o sustento

Real Moeda brasileira

Um levantamento do CIEE, o Centro de Integração Empresa-Escola, que entrevistou cerca de 12 mil estagiários, revela que 10% deles são os únicos responsáveis pelo sustento de suas famílias no Brasil.

O percentual registrado este ano é menor do que o do ano passado, que foi de 11%. Mas de acordo com o CIEE, ainda está distante dos 6% registrados em 2019, quando o levantamento começou a ser realizado.

Um exemplo é a universitária do Curso de Comunicação Social, Camilly Miranda, que faz estágio há 8 meses. Ela vive com a filha pequena e com a irmã e 100% do que recebe no estágio vai para pagar as despesas da casa.

“Eu moro também com a minha irmã, que me ajuda a cuidar da minha filha em alguns turnos para eu poder ir para a universidade estagiar. Então, eu acabo sendo responsável por essas necessidades básicas, como conta de água, luz, internet e alimentação; as compras da minha filha, que incluem os itens básicos dela, alimentação, saúde e também medicações. Acabo dando um auxílio para minha irmã porque ela não trabalha; ela recebe uma ajuda dos meus pais”.

Outro destaque da pesquisa é que 68% dos entrevistados auxiliam nas despesas do lar de alguma forma e, desses, 48% têm renda familiar de até R$ 2.824.

A pesquisa também apontou que a Bolsa-Auxílio, recebida ao longo do contrato de estágio, chegou a R$1.108,10 em nível nacional, maior patamar da série histórica. Muitos relataram que a renda mensal da família vem desse auxílio e de outros programas sociais.  

Cerca de 16% dos estagiários afirmaram compor o orçamento familiar com o Bolsa Família, 9% contam com outros benefícios dos governos municipais, estaduais e federal e 2% recebem o BPC, o Benefício Assistencial de Prestação Continuada. 

Os dados completos do levantamento estão disponíveis no site portal.ciee.org.br.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!