Discursos de Erika Hilton na Câmara chamam atenção por sua excelente dicção: Veja técnicas para alcançar a habilidade e encantar pessoas com a fala

Foto: Divulgação
Redação Vibenews

Redação Vibenews

A deputada federal Erika Hilton está sob os holofotes e o que tem chamado muito a atenção nos discursos é a dicção. Alguns influenciadores inclusive tentam imitar trechos, mas sem sucesso. Mesmo nos momentos de tensão na Câmara, Erika imprime as palavras, mesmo as mais difíceis de pronunciar, de forma clara e com a pronúncia impecável, além da respiração nos momentos certos, sem se deixar influenciar pelo nervosismo, o que pode ser notado até por leigos no assunto.

“Na geração Z, um desafio está sendo subestimado: a dicção. Em meio à era da informação rápida e ao crescente tempo dedicado às atividades online, muitas pessoas descuidam da pronúncia das palavras, resultando na fala embolada e sílabas ‘comidas’”, comenta Giovanni Begossi, mais conhecido nas redes sociais como El Professor da Oratória. Bicampeão brasileiro de oratória, ele ensina diariamente comunicação, oratória, carisma e persuasão: “felizmente existem técnicas acessíveis que podem melhorar a dicção quase que instantaneamente”, afirma.

A importância da dicção na comunicação

A comunicação é uma habilidade essencial na vida cotidiana e a dicção desempenha um papel crítico nesse contexto. Ser entendido envolve mais do que apenas o conteúdo do que dizemos. Envolve clareza, entonação, articulação e ritmo da fala. Dominar a dicção é fundamental para influenciar e persuadir os outros, seja no trabalho, em casa ou em qualquer cenário social.

O especialista ensina cinco técnicas simples para transformar uma dicção de “centavos” em uma dicção de “milhões”.

  1. Técnica da caneta
  • Passo 1: pegue uma caneta.
  • Passo 2: segure-a na boca com os dentes (de frente, como um canudo, nunca de lado), evitando mordê-la com força.
  • Passo 3: pronuncie os números de 1 a 12 e, em seguida, os meses do ano, enfatizando a clareza e movimentando os músculos da boca.

Ao retirar a caneta da boca, é possível notar uma melhora automática na dicção. Essa técnica é especialmente útil antes de apresentações ou gravações de vídeo.

  1. Leia em voz alta

Leia em voz alta, seja um livro, um post nas redes sociais ou até mesmo este texto. Preste atenção às pontuações, fazendo pausas nas vírgulas e prolongando um pouco mais nos pontos finais. Isso aprimorará ainda mais sua dicção.

  1. Passe a língua sobre os dentes

 

Para melhorar a articulação, experimente movimentar a língua em movimentos circulares sobre os dentes repetidamente.

  1. Recite trava-línguas

Os trava-línguas, muitas vezes esquecidos, são excelentes para aprimorar a oratória. Tente repetir um deles três vezes, o mais rápido e corretamente possível. Aqui estão três para você testar: um básico, um intermediário e um avançado.

  • Básico: “Casa suja, chão sujo.”
  • Intermediário: “Três pratos de trigo para três tigres tristes.”
  • Avançado: “Num ninho de mafagafos há sete mafagafinhos. Quando a mafagafa gafa, gafam os sete mafagafinhos. Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.”
  1. Grave sua própria voz

Durante o exercício de leitura em voz alta, aproveite para gravar sua voz, seja em um celular ou como um áudio de WhatsApp para si mesmo. Após a gravação, ouça atentamente e avalie seu desempenho, identificando áreas onde a dicção pode ser aprimorada. Assim, também terá um registro de sua progressão ao longo do tempo.

Aprimorar a dicção é uma forma valiosa de aperfeiçoar a comunicação e impactar positivamente quem está ao redor. Quem pratica desfruta dos benefícios de uma dicção clara e eficaz e rapidamente percebe melhoras e até recebe elogios em reuniões de família ou apresentações no trabalho.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!