A cada dez brasileiros, três sofrem de hipertensão arterial, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A doença, que aumenta a rigidez muscular da parede das artérias, pode causar problemas sérios de saúde, como infarto e acidente vascular cerebral.
“É uma doença silenciosa, sem sintomas claros, e uma pessoa pode nem saber que tem essa condição se não fizer exames periódicos. Convive com uma condição séria sem o diagnóstico e o tratamento adequados”, afirma a cardiologista Natália Geske Lopes, do Hospital cardiológico Costantini, de Curitiba. O hospital é referência nacional em pesquisa e tratamento de doenças relacionadas ao coração.
Para chamar atenção à seriedade da doença e à importância de cuidados e exames, este 17 de maio é marcado como o Dia Mundial da Hipertensão.
Hábitos de vida mais saudáveis, explica a doutora Natália, são fundamentais para evitar a doença. “A hipertensão está totalmente relacionada com maus hábitos, como tipo de alimentação, sedentarismo e tabagismo. Independentemente da idade, todas as pessoas devem aferir a pressão regularmente, ao menos uma vez por ano, em consulta com seu médico”, diz ela.
Veja recomendações da doutora Natália para prevenir a hipertensão e levar uma vida mais saudável:
Meça a pressão pelo menos uma vez por ano
Como os sintomas não são claros, a melhor maneira de monitorar a doença é aferir a pressão. Ao menos uma vez por ano, faça isso em consulta médica. “Para qualquer avaliação, o melhor é sempre consultar um médico”, afirma a doutora Natália.
Saia do sedentarismo
Pratique atividades físicas ao menos três vezes por semana.
Encontre uma atividade física que você goste. Assim, as chances de se manter motivado e continuar se exercitando são muito maiores.
Mantenha o peso ideal
Evite a obesidade. O acúmulo de gordura no abdômen tem relação direta com a hipertensão. Além da atividade física, adote uma alimentação saudável, diminua o sal e as frituras, aumente frutas, verduras e legumes
Não fume
O cigarro e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas estão entre os fatores de risco para desenvolver hipertensão arterial. E podem agravar a condição de quem já tem a doença
Ame e seja amado
O estresse pode desencadear diversas doenças, entre elas a hipertensão. Fuja de relações tóxicas, no trabalho e fora dele. Durma bem, descanse, pratique atividades físicas e reserve um tempo para o lazer. Tenha um amor, cultive a família e as boas amizades.