Desperdicio de alimento prejudica o meio ambiente e favorece o aquecimento global

Picture of Redação Vibenews

Redação Vibenews

Você sabia que quando joga fora uma fruta ou legume que não consumiu, ou um pacote de arroz ou macarrão que esqueceu na dispensa e deixou passar o prazo de validade, por exemplo, está prejudicando o meio ambiente? Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas o desperdício de alimentos está intimamente relacionado com o aquecimento global e as mudanças climáticas. É que quando os alimentos são perdidos ou desperdiçados, significa que todos os recursos naturais envolvidos em sua produção foram usados em vão. Água, solo, energia, combustíveis, tudo foi desperdiçado, como explica o gerente de inteligência do Instituto Pacto Contra a Fome, Ricardo Mota.

“Hoje, um terço de tudo que a gente produz no campo é perdido. Então, entre perdas e desperdício, tudo que é produzido, a gente tem essa perda muito alta. Hoje, 8% a 10% das emissões de gases do efeito estufa, de acordo com dados da Pnum, uma agência. Da ONU são por conta da perda de desperdício de alimentos, então você tem um impacto muito relevante nas mudanças climáticas e nos gases do efeito estufa. Um outro levantamento também mostrou que caso a gente reduzisse pela metade a perda de desperdício de alimentos, a gente conseguiria reduzir as emissões dos gases de efeito estufa em 4% até 2033.”

Outro ponto, segundo Ricardo Mota, é que a comida descartada vai parar em aterros e a decomposição desses resíduos leva à emissão de gases que também são prejudiciais ao meio ambiente. Em torno de 40% de todo o resíduo doméstico mundial ele é de compostos de alimentos que são comestíveis, ou seja, seria um alimento que poderiam ser reutilizados, doados ou que poderiam não ter sido desperdiçados, esse é um dado levantado pela ONU em 2024. Então a perda de desperdício de alimentos tem de fato um impacto bastante relevante para os aterros sanitários, aumentando a emissão de gases do efeito estufa, mas também. A quantidade de gás metano que tem um impacto tóxico para o meio ambiente bastante relevante.

Para Ricardo Mota, conscientizar as pessoas sobre a relação entre desperdício de alimentos e as questões climáticas é fundamental para poder influenciar as mudanças no comportamento dos consumidores.

“É super importante que cada pessoa e cada consumidor possa se conscientizar sobre isso, possa mudar seus hábitos, possa analisar suas escolhas no supermercado, pensando aqui na ótica tanto da perspectiva como uma pessoa física, mas também a responsabilidade social frente à sua empresa, frente ao setor público, então é importante que esse engajamento ocorra não só nesse âmbito individual, mas também nesse amplo espectro de sociedade como um todo.”

Se você está se perguntando de que forma começar as mudanças que vão ajudar a combater a fome no mundo e a preservar o meio ambiente, pode consultar dicas e informações. No guia Lugar de Comida é no Prato, elaborado pelo Pacto Contra Fome. Basta acessar o site pactocontrafome.org.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!