Anvisa autoriza registro de vacina para prevenção de bronquiolite em bebês; dose é aplicada na gestante

Redação Vibenews

Redação Vibenews

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o registro da primeira vacina contra bronquiolite para bebês.

A bronquiolite, é uma inflamação dos bronquíolos (parte final dos brônquios), atinge principalmente os bebês menores de dois anos e é mais comum no inverno. Nos primeiros anos de vida, o sistema imunológico ainda é imaturo, o que torna as crianças mais suscetíveis ao vírus sincicial respiratório (VSR), o principal causador da doença. Além dele, o adenovírus, o parainfluenza, o vírus influenza, o rinovírus, o bocavírus e o metapneumovírus também são transmissores.

A principal forma de contaminação é por meio de secreções respiratórias e por contato, ou seja, crianças que passam o dia em locais fechados com outras pessoas, como creches, estão mais propensas à infecção.

Os sintomas iniciais da doença são bem parecidos com os de um resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. Mas, quando a doença evolui, pode causar dificuldade para respirar e falta de ar, colocando em risco a vida do paciente.

A vacina que acaba de receber o aval da Anvisa é destinada a proteger a criança desde o nascimento até os seis meses de idade – por isso, a dose é aplicada na gestante, não no bebê.

O mesmo imunizante também foi autorizado para a prevenção da doença do trato respiratório inferior em pessoas com 60 anos ou mais, população também considerada de risco para a doença.

Vale dizer que, para os idosos acima de 60 anos, a Anvisa já havia autorizado o registro de um imunizante destinado à prevenção de doenças causadas pelo vírus sincicial respiratório.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!