Compartilhe:

Carnaval acende alerta para violências contra menores

Carnaval é tempo de alegria, mas também exige atenção. Durante os festejos carnavalescos, o número de violações de direitos humanos tem um aumento de cerca de 30% em comparação com outras datas, e a maior parte dessas violências são cometidas contra crianças e adolescentes. Para frear esse problema, já está nas ruas a campanha de Carnaval Pule Brinque Cuide Para informar a população sobre o Disque Sem, serviço gratuito e anônimo que funciona 24 horas para receber denúncias de violações.

A campanha contra a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes, e eu espero encontrar vocês no carnaval pra gente pular carnaval junto e fazer a campanha Pule Brinque Cuide. A campanha é uma iniciativa da Comissão Interseitorial de Enfrentamento da Violência Sexual.

Sexual contra crianças e adolescentes, que conta com a participação da sociedade, da justiça e de órgãos públicos como os Ministérios dos Direitos Humanos e do Turismo. Laís Campelo, titular da Coordenadoria de Turismo, responsável do Ministério do Turismo, afirma que ações como essa de proteção da comunidade local ampliam os impactos positivos do turismo. Essa é uma estratégia essencial para ampliar os impactos positivos do turismo e diminuir os impactos negativos, em especial em grandes eventos, como é o caso do carnaval. E quando as pessoas se sentem seguras, elas aproveitam muito mais as festividades.

Além disso, isso atrai viajantes que valorizam práticas éticas e sustentáveis em um carnaval consciente e que todos podem desfrutar. Uma das apostas do Ministério do Turismo no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes é o Código de Conduta do Brasil. A ideia é que o setor de turismo atua como multiplicador. De políticas de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, capacitando seus funcionários e colaboradores que trabalhem no contexto do turismo. Para isso, o Ministério disponibiliza uma série de informações no site Código de Conduta Brasil. Qualquer pessoa pode acessar pelo endereço codicodeconduta.turismo.gov.br.

A gente também disponibiliza um curso AAD, que é autoinstrucional, com carga horária de 15 horas e certificado. A campanha PULI Brinque e Cuide Unidos pela Proteção de Crianças e Adolescentes reforça ainda a prevenção e a fiscalização do uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas por menores de idade. Caso você presencie alguma dessas situações, procure os órgãos de proteção infantil, a polícia ou ligue para o Disque Sem e denuncie. Essa é uma ligação gratuita, e ela pode ser feita de forma anônima de todo o Brasil.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!