Compartilhe:

Black Friday vem aí: não compre por impulso e redobre a atenção nas compras online

Faltam poucos dias para a Black Friday, a sexta-feira de descontos e ofertas que movimenta o comercio varejista – uma tradição norte-americana que já se popularizou aqui no nosso país também. 

Apesar de a data já estar sendo explorada pelos lojistas desde o começo do mês, os consumidores ficam ansiosos pelos grandes descontos prometidos para a última sexta-feira de novembro, data tradicional do evento.  Esse ano, cai no dia 29 de novembro.

Se esse é o seu caso, é bom ficar de olho desde já.

Fraudadores costumam usar datas como essa para criar páginas falsas na internet que simulam lojas online e oferecem promoções inexistentes.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB SP, Jesualdo Eduardo de Almeida Junior, alerta:

A principal dica para evitar contratempos nas compras online é fugir de sites duvidosos. E antes de qualquer compra, consultar em sites como consumidor.gov, reclame. Aqui e outros sobre o histórico da empresa. Se houver prévias reclamações, fujam dessas empresas, fujam de propostas que sejam muito, muito convidativas. Nenhum fornecedor toma prejuízo nas suas vendas. Se existe uma desproporção muito grande entre o valor do produto e o valor ofertado, com certeza é um indicativo de fraude. Muito cuidado também com dizer eles assim, não trocamos produtos comprados na Black Friday, isso não existe. Os produtos também de Black Friday, também de liquidação, eles têm garantia da mesma forma.

Órgãos de defesa do consumidor também recomendam evitar as compras por impulso.

Se algo chamar a sua atenção, leia a descrição do produto, compare com outras marcas e certifique-se de que ele supre as suas necessidades. Na hora de finalizar a compra, guarde todos os documentos que comprovem a transação e fique atento ao tempo que vai demorar para o item ser entregue.

Se o consumidor se sentir lesado, o advogado Jesualdo Eduardo de Almeida Junior orienta:

Se o consumidor entender que foi enganado, ele precisa imediatamente lavar um boletim de ocorrência, afim de que isso vire uma investigação criminal, e a depender do valor da compra que ele tem realizado, também tomar medidas judiciais.

É importante ressaltar também alguns cuidados necessários na hora do pagamento 

Se for usar cartão de crédito nas compras pela internet, o ideal é usar um cartão virtual. Praticamente todos os bancos oferecem esse recurso.

Pagamento no Pix também exige cuidado. Seja por meio de QR Code ou Pix copia e cola, confira sempre os dados que aparecem antes de dar o ok final para a transação – essa mesma dica, inclusive, vale para pagamentos com boletos.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!