Contagem regressiva: prazo para entregar IR 2023 termina nesta quarta-feira

Redação Vibenews

Redação Vibenews

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2023 termina nesta quarta-feira, 31 de maio.

Está obrigado a enviar o documento ao Fisco o contribuinte que, no ano passado, recebeu rendimentos tributáveis maiores que 28 mil, 559 reais e 70 centavos.

Há outras situações que obrigam a declaração e o contribuinte encontra detalhes na página da Receita na internet.

Este ano, 39,5 milhões de pessoas, segundo estimativas da Receita, estão obrigadas a entregar o documento. Antes do fim de semana, pouco mais de 30 milhões e 200 mil já tinham transmitido a declaração para o Fisco.

O contribuinte que deixa de enviar dentro do prazo estabelecido fica sujeito a multa de, no mínimo,165 reais e 74 centavos; mas a penalidade pode chegar a até 20% do imposto devido.

Se você está obrigado a declarar e ainda não conseguiu reunir todos os documentos necessários, o melhor, para fugir da multa, é enviar a declaração incompleta e depois fazer uma declaração retificadora.

E quanto antes você corrigir as informações, menores as chances de cair na malha fina.

Se a declaração ficar incompleta, o documento será retido para análise mais detalhada e o contribuinte pode ser chamado a comparecer em um posto da Receita para das explicações.

Há ainda uma outra forma para minimizar as chances da malha fina, que é a declaração pré-preenchida. Mas vale o lembrete: todas as informações devem ser checadas e validadas antes do envio da declaração à Receita Federal.

De acordo com o especialista, um dos principais motivos para atrasos na entrega das declarações é a falta de informações e comprovantes de pagamentos, que podem resultar em alterações ou redução do imposto a ser pago. Ele afirma ser comum os contribuintes encontrarem dificuldades para acessar essas informações referentes ao ano anterior – no caso, 2022 – ou até mesmo se esqueçam dos detalhes de onde e quando essas transações ocorreram. “Essas questões podem levar a omissões ou erros na declaração, resultando em pagamento excessivo de impostos ou reembolsos menores”, explica.

Para evitar problemas desse tipo, Bianchi destaca que a Receita Federal disponibiliza o recurso da declaração pré-preenchida, que permite importar dados diretamente para o programa do Imposto de Renda. Essa possibilidade proporciona uma economia de tempo significativa, evitando a buscar e inserção manual de cada informação.

Para utilizar esse recurso, é necessário ter acesso à conta ‘Gov.br’ nos níveis de acesso ouro ou prata. “A declaração pré-preenchida permite recuperar automaticamente as informações lançadas por diversas empresas que envolvem o CPF do contribuinte, preenchendo os campos corretos da declaração eletrônica. Vale ressaltar que, mesmo com a declaração preenchida previamente, é responsabilidade do contribuinte conferir as informações e corrigir eventuais erros ou omissões”, alerta o consultor.

A dica de ouro de Bianchi é aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis para garantir o cumprimento eficiente e seguro das obrigações fiscais. “Assim, os contribuintes podem agilizar o processo de declaração do Imposto de Renda 2023, garantindo maior assertividade e evitando possíveis problemas com a Receita Federal”, arremata.

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!