Comércio espera vender 2,2% menos no Dia do Namorados deste ano, na comparação com 2022.
A previsão da Confederação Nacional do Comércio, a CNC, é que o ganho financeiro chegue a dois bilhões 540 milhões de reais, já descontada a inflação.
No ano passado, as vendas para a data totalizaram dois bilhões e 600 milhões de reais.
Apesar da diminuição estimada para este ano, o montante representa um retorno ao período da pré-pandemia de covid-19.
Em 2019, as vendas para o Dia dos Namorados alcançaram dois bilhões 530 milhões de reais.
De acordo com o economista da CNC, Fábio Bentes, a expectativa menor de vendas está relacionada com a condição do mercado de crédito.
Em entrevista à Agência Brasil, ele explica que a taxa de juros está mais alta este ano, além do grau de endividamento elevado.
De todos os setores analisados pela CNC, somente o de farmácia, drogaria, perfumaria e cosméticos deve apresentar crescimento nas vendas.
E embora o setor de vestuário seja o preferido para presentear os namorados, a pesquisa indica que o valor médio da compra deverá ser menor este ano