Vacinação contra gripe: 82 milhões de pessoas fazem parte do público-alvo da campanha

Crédito: Pixabay
Redação Vibenews

Redação Vibenews

Tradicionalmente, no Brasil, abril é o mês em que começa a vacinação da população contra a gripe.

E, este ano, não está sendo diferente.

A imunização contra o vírus influenza já começou em algumas localidades do país, como nas capitais Salvador e Belo Horizonte, por exemplo, e em diversas outras, a mobilização tem início nesta segunda-feira, dia 10 de abril, caso de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

A vacina contra a gripe é oferecida no SUS pelo Programa Nacional de Imunizações a grupos específicos.

Fazem parte do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, mães no pós-parto – as chamada puérperas – indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência, policiais e bombeiros, além de caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, funcionários do sistema prisional e da população privada de liberdade.

São, ao todo, cerca de 82 milhões de pessoas e a meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários até o fim de maio.

A vacina da gripe protege contra os três vírus causadores da doença que mais circulam no país: H1N1 e H3N2, além do vírus da Influenza B.

Em documento técnico, o Ministério da Saúde lembra que a influenza e a covid-19 continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas.

A recomendação, portanto, é aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação contra a influenza para atualização da situação vacinal para covid-19 nos grupos elegíveis.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!