Compartilhe:

Termina neste domingo prazo para exame toxicológico de motoristas

Motoristas com carteira nacional de habilitação das categorias C, D e E precisam ficar atentos com o exame toxicológico.
O prazo do escalonamento estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito para fazer o procedimento termina neste domingo 31 de março. A porta-voz da Associação Brasileira de Toxicologia Abetox, Camille Lajas, alerta que os condutores que estiverem em situação irregular serão multados mesmo que não estejam dirigindo.

Os motoristas com CNH com data de vencimento de janeiro a junho, independentemente do ano, têm até o dia 31 de março para realizar o exame com uma tolerância de 30 dias concedida pelo CTB. Se perderem esse prazo, serão multados a partir do dia 1 de maio no valor de R$ 1.467,35.

Já os motoristas com CNH com data de vencimento. De julho a dezembro e até 30 de abril para realizar o exame, com uma tolerância de 30 dias concedida pelo Código de Trânsito Brasileiro. Se perderem esse prazo, serão mutados a partir de 31 de maio.

O exame, realizado em clínicas credenciadas, identifica a presença de substâncias proibidas, como drogas, utilizando amostras de cabelo, pele ou unhas. Vale ressaltar que condutores com a CNH vencida podem aproveitar o escalonamento tanto para renovar a carteira, quanto para regularizar sua situação de exame tóxico-psicológico pendente com um único teste.

A Secretaria Nacional de Trânsito fará fiscalização pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito estaduais e do Distrito Federal. Motoristas podem consultar a situação por meio da Carteira Digital de Trânsito.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!