Compartilhe:

Tecnologias 2G e 3G podem se tornar restritas no Brasil

Anatel quer priorizar a venda de celulares 4 e 5G no país.

Por isso, a Agência Nacional de Telecomunicações abriu uma consulta pública sobre a atualização dos requisitos técnicos para certificação e homologação de novos aparelhos. A proposta é restringir dispositivos com tecnologias 2 e 3G. Ela foi feita em setembro do ano passado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviços Móvel, Celular e Pessoal.

A Anatel justifica que os celulares com as tecnologias 2 e 3G usam um espectro menos eficiente e estão se tornando obsoletos para atender às demandas das aplicações atuais. Além disso, que esses dispositivos tendem a apresentar custos onerosos para a manutenção e obrigação de se manterem ativados.

Porém, a Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviço, informou que as maquininhas de pagamento funcionam com o 3G e que o 2G é uma alternativa quando há falhas no sistema.

exemplo é a Anfavea, que representa os fabricantes de veículos, destaca que um em cada cinco carros contratam serviços de conectividade das montadoras com essas duas tecnologias.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!