O Carnaval terminou. Embora ainda existam algumas comemorações marcadas para o fim de semana, em diversos pontos do país, a Quarta-feira de Cinzas colocou fim ao período e, nesta quinta, trabalhadores de todo o Brasil retomam a rotina.
Dizem até que é agora que o ano começa… depois do Carnaval.
Fato é que, quem aproveitou os dias de folgam, aproveitou. Mas quem não aproveitou pode já se programar, porque ainda tem muito feriado que permite emenda em 2026.
A Sexta-feira da Paixão, em 3 de abril, por exemplo, é o próximo, e rende um fim de semana prolongado.
Mas ainda tem mais no mês abril: dia 21 é celebrado o Dia de Tiradentes e cai em uma terça-feira – muita gente consegue emendar a segunda, garantindo mais um feriadão para passear ou descansar.
Depois, em primeiro de maio, tem o Dia do Trabalhador, que também cairá em uma sexta-feira.
Ainda no primeiro semestre, em junho, o país celebra Corpus Christi, no dia 4, uma quinta-feira.
Mas essa é uma data considerada ponto facultativo e, por isso, o feriado e a emenda dependem de decisão de cada município, estado ou mesmo empresa para liberação dos trabalhadores.
Além disso, no segundo semestre, tem pelo menos mais 5 feriados nacionais que podem render emendas e bons dias de folgas, como 7 de setembro, Independência do Brasil, 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, e 2 de novembro, dia de Finados, todos eles celebrados, este ano, em uma segunda-feira, e 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que será uma sexta-feira, assim como o Natal, no dia 25 de dezembro.