Cerca de 60% dos homens com mais de 50 anos acreditam que o aumento benigno da próstata pode evoluir para câncer, o que não é verdade. A constatação é de uma pesquisa inédita divulgada pelas Sociedades de Urologia do Rio de Janeiro e de São Paulo em parceria com a farmacêutica Absen durante um evento na capital paulista nesta semana.
A chamada hiperplasia prostática benigna acontece quando a próstata aumenta de tamanho e isso dificulta o ato de urinar. O problema atinge metade dos homens com mais de 50 anos no país. Quem relata os sintomas é o urologista Wagner Mateus, diretor presidente da Sociedade Brasileira de Urologia da Regional São Paulo.
O mais comum é jato fino, esforço para urinar, então o paciente não esvazia adequadamente a bexiga, então consequentemente ele vai várias vezes ao banheiro durante o dia e a noite, então vez um sinal de alerta ele acorda a 3 horas. Quatro, cinco vezes a noite. É um sinal que já incomoda o sono dele. Muitos nos procuram por causa disso. Conscientizar os homens sobre a necessidade de buscar diagnóstico precoce e fazer rastreamento é o intuito da campanha Felicidade da Absen.
O cantor Seu Jorge participou do lançamento e alerta sobre a importância de quebrar os tabus na sociedade, como o exame de toque retal e fazer a prevenção. E o homem não tem essa educação prévia de olhar para a prevenção e muitas das vezes só vamos tomar conta e consciência quando alguma coisa está realmente grave acontecendo e nos afetando. Essa campanha, ela promove mais do que informação, ela também tem um fluxo social para chegar em pessoas que não recebem essa informação.
A campanha nas mídias sociais disponibiliza um. Formulário para os homens preencherem e entenderem sobre os sintomas. Dependendo do resultado, eles podem ter acesso ao teste de PSA gratuitamente em farmácias parceiras. Em 2025, o foco da iniciativa será em multi-irões de saúde para atender pacientes carentes sem acesso à informação.