Seis em cada 10 brasileiros apoiam a ideia de aumentar impostos de bebidas alcoólicas

Redação Vibenews

Redação Vibenews

Qual é a sua opinião sobre aumentar os impostos que incidem sobre as bebidas alcoólicas no Brasil?

Se for favorável, você faz parte da maior parcela da população brasileira.

De acordo com pesquisa Datafolha, seis em cada dez brasileiros concordam com a ideia de aumentar impostos e, consequentemente, o preço das bebidas alcoólicas como forma de reduzir o consumo e ajudar as pessoas a beber menos.

67 em cada 100 pessoas consideram que os preços atuais desses produtos são baratos.

Entre outros apontamentos do levantamento, que ouviu mil e um brasileiros com 18 anos ou mais, entre 8 de março e 11 de abril deste ano, está o apoio da maioria também a outras medidas preventivas.

66%, ou seja, duas em cada três pessoas, por exemplo, defendem o aumento da idade legal para beber, hoje fixada em 18 anos.

58%, praticamente 6 em cada 10, defendem a proibição de publicidade de bebidas alcoólicas na TV, rádio e redes sociais e 57% validam a ideia de reduzir o horário em que bebidas alcoólicas podem ser compradas e consumidas – regra que, atualmente, não existe no Brasil.

Há um projeto em tramitação no Congresso que regulamenta o imposto seletivo sobre bebidas alcoólicas na reforma tributária no Brasil. Ao menos 148 países no mundo já aplicam impostos especiais como forma de desincentivar o consumo.

Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que o álcool está associado a mais de 3 milhões de mortes no mundo por ano. Segundo a entidade, não existem limites seguros para o consumo de bebidas alcoólicas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!