Saiba quais são as principais vacinas disponíveis no Brasil

Redação Vibenews

Redação Vibenews

Você sabia que para cada fase da vida, seja bebê, criança, adolescente, adulto ou idoso, existem diversas vacinas recomendadas e disponíveis no país? O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente mais de 20 imunizantes que protegem contra mais de 25 doenças para todos os públicos, desde recém-nascidos até a terceira idade.

Na rede privada, também estão disponíveis vacinas para a imunização de todas as faixas etárias, complementando o calendário vacinal do Programa Nacional de Imunizações. Quem explica melhor é o Dr. Marcelo Freitas, gerente médico de vacinas da GSK.

Como as doenças infecciosas podem atingir a população em diferentes fases da vida, seja infância, adolescência, fase adulta, idosa, gravidez, é importante que todas as faixas etárias estejam devidamente vacinadas. Provenidas por vacinas, seja no SUS ou na Rede Particular, estão hepatites, rotavírus, difiteria, tétano, coqueluche e poliomelite.

O doutor Marcelo Freitas também cita outras importantes. Temos as vacinas pneumocócicas, temos as vacinas meningocócicas, temos a CWY, a C, temos também a meningo B, temos vacina para a influenza, febre amarela, sarampo, caxumba, rubeula, varicela, HPV, temos mais recentemente para dengue, para alguns grupos, temos também vacinas para herpes zóster, para vírus essencial respiratório.

Freitas alerta ainda sobre o aumento de casos de doenças preveníveis na população nos últimos meses, como meningite, influenza, VSR e coqueluche, por exemplo. Isso acontece porque nos últimos anos nós tivemos uma queda importante de coberturas vacinais. Nós passamos a ter um maior número de casos. De pessoas desprotegidas para essas doenças que são prevenidas por vacinação e passamos a ter mais casos de infecção e também de complicações por essas doenças.

No mês em que comemoramos o Dia Nacional da Imunização, em 9 de junho, é fundamental valorizar essa intervenção de saúde que salva milhões de vidas anualmente. Além disso, é importante sempre procurar um médico em caso de dúvidas ou qualquer sintoma.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!