Um novo estudo realizado este ano pelo Instituto Itaú Educação e Trabalho mensurou o quanto a economia brasileira pode ganhar com a ampliação do acesso ao ensino médio técnico na educação pública, ou seja, a modalidade onde o estudante concilia o ensino médio tradicional e com a educação profissional tecnológica. O estudo levou em consideração dados da PNAD, a pesquisa nacional por amostra de domicílio, e mostrou que se o total de 800 mil vagas no ensino médio técnico forem triplicadas, o PIB nacional pode aumentar em até 2,32%, como consequência de uma maior empregabilidade. Mas para Carla Chiamarelli, gerente de gestão do conhecimento do Itaú Educação e Trabalho, o ganho pode ser ainda maior.
Além da implementação de políticas e programas públicos intersetoriais, que articulem educação, desenvolvimento econômico, inovação e trabalho, o estudo destaca também a importância do papel dos pais e responsáveis para a ampliação do acesso dos jovens ao ensino médio técnico no país.
A pesquisa também concluiu que os profissionais que cursam o ensino médio técnico ganham, em média, 32% a mais do que aqueles que possuem apenas o ensino médio tradicional.