Quatro dos 10 melhores aeroportos do mundo são brasileiros.
Pelo menos essa é a constatação de uma empresa com atuação global especializada em direito de passageiros aéreos.
Para elaborar o ranking, são consideradas informações sobre voos cancelados, atrasados ou superlotados, pontualidade e feedback dos clientes sobre circulação, alimentação e opções de compras de mais de 4 mil terminais em todo o mundo.
De acordo com a mais recente lista, elaborada com dados de 2023, o Aeroporto Internacional de Mascate, em Omã, é o melhor do mundo.
Depois, aparece primeiro brasileiro da lista: o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, em Recife, obteve 8,49 pontos na escala de 10. “O local tem várias lojas e restaurantes onde pode experimentar de tudo, indo desde fast food até o melhor da cozinha brasileira”, disse a publicação. A capacidade logística de cargas do aeroporto recifense também foi citada.
Quem encerra a lista dos três melhores é o Aeroporto Internacional de Cidade do Cabo, na África do Sul.
Os outros três terminais internacionais brasileiros que figuram no ranking dos 10 melhores do mundo são o Aeroporto Juscelino Kubitscheck, de Brasília, em quarto, o Aeroporto Val-De-Cans, em Belém do Pará, em sétimo, e, logo na sequência, em oitavo, o Tancredo Neves, de Belo Horizonte.