Compartilhe:

Proibido e perigoso: um em cada 10 motoristas homens dirige após consumir bebida alcoólica O

Não é novidade para ninguém: bebida e direção não combinam.

Qualquer quantidade de álcool ingerida, por mínima que seja, diminui os reflexos e quem assume o volante nessas condições coloca em risco não só a própria vida e a vida das pessoas que vão como passageiras, mas também a vida de pedestres e de ocupantes de outros veículos.

Apesar dos riscos e de ser uma prática proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro, ainda há quem dirija depois de consumir bebida alcoólica – principalmente homens.

Dados da pesquisa Vigitel 2023, pesquisa do Ministério da Saúde, mostram que cerca de 10% dos homens no Brasil conduzem veículos motorizados após o consumo de bebidas alcoólicas – ou seja, um em cada 10 motoristas do sexo masculino.

Entre as mulheres, a proporção é bem menor, 2,2% – ou 2 em cada 100.

Ainda de acordo com os dados, Palmas, no Tocantins, Teresina, no Piauí, e Boa Vista, Roraima, são as cidades que registram os números mais altos de homens que assumem a direção após beber.

No mundo, estima-se que cerca de 3 milhões morrem, todos os anos, por acidentes causados pela perigosa combinação entre álcool e direção.

Portanto, faça a sua parte por um trânsito mais seguro. Se for dirigir, não beba. E nem permita que alguém que tenha consumido bebida alcoólica assuma o volante ou pilote uma motocicleta.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!