Procura pela vacina bivalente contra a covid é baixa em todo país: só 13% receberam a dose

Redação Vibenews

Redação Vibenews

Milhares de brasileiros que completaram o esquema vacinal contra a covid e podem receber o reforço com a dose bivalente do imunizante ainda não voltaram ao posto de saúde para atualizar a proteção.

Desde 24 de abril, a vacina com a dose que protege contra a cepa original e também contra variantes do coronavírus, que em um primeiro momento só está disponível para idosos e grupos mais vulneráveis, está liberada para todos aqueles com mais de 18 anos.

No entanto, a procura pela dose extra da vacina é baixa em todo país.

Só 13 em cada 100 pessoas que podem receber a dose procuraram os postos de vacinação.

Ou seja, significa que 9 de cada 10 pessoas que poderiam ter garantido uma proteção extra contra a covid ainda não o fizeram.

O público que menos procurou os postos de saúde para receber a bivalente até o momento são os adultos de 18 a 29 anos. Nessa faixa etária, apenas 5% das pessoas receberam a dose.

Na população de 30 a 59 anos, o índice é de 9,3%.

A porcentagem é maior apenas entre os idosos, mas aquém do ideal: 35 de cada 100 pessoas com 60 anos ou mais receberam a vacina bivalente contra a covid-19.

Segundo especialistas, estar com o esquema de vacinação em dia e atualizado é fundamental, já que o vírus ainda está em circulação em todo o mundo.

A orientação para quem ainda não recebeu a dose é procurar um posto de saúde o mais breve possível. Pode receber o imunizante qualquer adulto que tenha tomado duas ou mais doses da vacina monovalente, aquela aplicada desde o início da pandemia.

É necessário apenas que a última aplicação tenha ocorrido há no mínimo quatro meses.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

5 milhões se inscreveram para Enem 2024

Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registraram 5.055.699 inscrições para o Exame Nacional do Ensino

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!