Compartilhe:

Prevenção ao suicídio de jovens mobiliza Coletivos Bahia pela Paz

Foto: Laerte Santana/Ascom Coletivos Bahia pela Paz

 Organização Mundial de Saúde aponta que, anualmente, 720 mil pessoas cometem suicídio no mundo. Esta é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, com incidência majoritária em países de média e baixa renda. Atentos a esta realidade, os Coletivos Bahia pela Paz de Feira de Santana e Salvador aderem à campanha Setembro Amarelo, com a proposta de promover uma série de atividades de acolhimento, escuta e diálogo para jovens de territórios socialmente vulneráveis. As atividades são conduzidas por psicólogos e assistentes sociais da equipe técnica dos Coletivos.

“Tem chamado nossa atenção o grau elevado de ansiedade entre os jovens que participam das atividades. Um dos trabalhos que os técnicos dos Coletivos têm desenvolvido é de ajudá-los a distinguir e lidar com isso. Há aquela ansiedade considerada “normal”, com a qual todos nós lidamos, por exemplo, o coração disparar quando a gente vai fazer uma prova ou uma entrevista de emprego. Outra coisa é isso impactar sua vida a ponto de levar a um embotamento, à desistência de fazer coisas que são importantes, como ir à escola ou estar com a família, que pode levar a um quadro de saúde mental mais grave. Intervir nesse tipo de situação pode fazer toda a diferença na prevenção de um desfecho grave”, pondera Fábio Alves, coordenador do Coletivo Bahia pela Paz do bairro da Liberdade, em Salvador, onde as ações acontecem em parceria com três colégios estaduais.

No bairro da Liberdade, as atividades se concentram em dois colégios estaduais. No Colégio Estadual Tereza Conceição Menezes, as atividades acontecem nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), nos turnos da manhã e da tarde. De 23 a 26/09 é a vez do Colégio Estadual Duque de Caxias. A iniciativa envolve a realização de atividades dinâmicas e lúdicas, que estimulam o diálogo, uma das ferramentas de intervenção estratégica da equipe.

Impacto – Para o diretor do Colégio Estadual Rubén Dário, Antônio Pimenta, as atividades promovidas pelos Coletivos Bahia Pela Paz “têm impacto direto na melhoria dos indicadores educacionais da unidade escolar, especialmente no que se refere à redução da evasão, melhoria do rendimento acadêmico e diminuição dos índices de violência no ambiente escolar.” Segundo o gestor, a parceria complementa e fortalece a estratégia de ensino da unidade escolar, bem como promove o desenvolvimento integral do estudante, contribuindo para o vínculo entre alunos, professores e escola.

Em Feira de Santana, as atividades alusivas ao Setembro Amarelo são conduzidas pelos Coletivos Bahia pela Paz Conceição e Mangabeira. No bairro Conceição, o Coletivo promove o ciclo “Cuidar de si e do outro”, nesta quinta-feira (18), às 14h, voltado às pessoas atendidas pelo equipamento. A ação será direcionada às famílias dos jovens e aos próprios jovens, com rodas de conversa e atividades interativas na sede dos Coletivos localizada no bairro Conceição. Na sexta-feira (19), às 9h, a programação será voltada à equipe do Coletivo, com o debate da temática “Saúde Mental do Trabalhador: Cuidar de Quem Cuida”.

No bairro Mangabeira, o Coletivo apresenta o projeto Conexão Mangabeira que, neste mês, traz como tema “Saúde Mental da População Negra”. A primeira ação acontece no dia 25, a partir das 13h30, na Associação São Brás (Rua Campinorte, nº 70, Mangabeira). Integram a programação, rodas de conversa, orientações e emissão do ID Jovem, do Programa Dignidade Menstrual e da Carteira de Trabalho Digital, além da oferta de serviços do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial).

SERVIÇO

Salvador

Setembro Amarelo – Coletivo Bahia pela Paz – Liberdade

Onde:

Colégio Estadual Rubén Dario. End. Avenida General San Martin, 342, San Martin, Salvador.
Quando: 18 a 19\09, manhã (das 9h às 11h), tarde (das 14h às 16h).

Colégio Estadual Duque de Caxias. End.: Estr. da Liberdade, S/N – Liberdade, Salvador.
Quando: 23 a 26\09, manhã (das 9h às 11h), tarde (das 14h às 16h).

.

Feira de Santana

Ciclo “Cuidar de si e do outro” – Coletivo Bahia pela Paz Conceição

Onde: Coletivo Bahia pela Paz Conceição – Rua Gameleira, 22 – Bairro Conceição

Quando: 18/09, às 14h; 19/09, às 9h

Contato: (75) 9 8169-0603

Conexão Mangabeira – “Saúde Mental da População Negra”

Onde: Associação São Brás – Rua Campinorte, 70 – Mangabeira

Quando: 25/09, às 13h30

Contato: (75) 9 8168-9873

Texto: ASCOM Coletivos Bahia pela Paz

Foto: Laerte Santana/Ascom Coletivos Bahia pela Paz 

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!