Preta Gil, de 50 anos, passou por uma nova cirurgia para a retirada de tumores no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (20). O procedimento, iniciado na manhã de quinta-feira (19), tinha previsão de duração de 18 horas e foi adiado de sua data original, que seria no domingo (15). A amiga Malu Barbosa anunciou o término da cirurgia em seu Instagram, informando que Preta estava bem e descansando após a operação.
Diagnosticada com câncer em janeiro de 2023, Preta Gil enfrentou diversas complicações, incluindo uma sepse que a levou à UTI. Em agosto de 2024, a artista revelou que a doença havia retornado em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. Antes da cirurgia, Preta viajou a Nova York para consultar uma especialista, buscando alternativas após a quimioterapia no Brasil não ter surtido o efeito desejado.
Durante o período de espera pela cirurgia, Preta recebeu apoio de amigos e familiares, que fizeram uma “corrente de oração” e enviaram mensagens de carinho. Gilberto Gil e Flora Gil, entre outros, expressaram seu amor e força para a artista, que se mostrou confiante e grata pelo suporte recebido. Em suas redes sociais, Preta compartilhou sua determinação e esperança, afirmando que sua vontade de viver é maior que tudo.
Após a cirurgia, Preta Gil continuará sob observação e tratamento, com a expectativa de retomar sua rotina e trabalho. A artista já havia passado por diversas etapas de tratamento, incluindo quimioterapia e cirurgias anteriores, e agora enfrenta mais um desafio em sua luta contra o câncer.