Preparo psicológico para superar obstáculos é chave para carreiras de sucesso no esporte

Redação Vibenews

Redação Vibenews

Ao observar os grandes nomes do esporte, é possível notar que quase todos os atletas têm um grande obstáculo para ser superado em suas carreiras. As dificuldades e até mesmo o fracasso das primeiras tentativas poderiam ter sido o suficiente para fazê-los mudar de carreira e, ao desistir, jamais teriam alcançado o sucesso que têm hoje. Por isso, Lincoln Nunes, psicanalista e especialista em preparação mental para performance esportiva, acredita que o psicológico é fundamental para fomentar as bases do poder de superar obstáculos e esta deve ser uma das principais características dos grandes atletas.

De acordo com ele, não importando a modalidade esportiva, a maior parte dos grandes nomes do esporte construíram suas carreiras dia após dia com trabalho árduo e muito treinamento. “Quando eu percebo que eles eram pessoas normais como eu e você e tinham os mesmos medos e anseios, vejo que eles conseguiram desafiar até mesmo a ciência com aquilo que conquistaram”, orgulha-se o psicanalista.

Nesse contexto, Lincoln acredita que a força e o exemplo de um atleta é fundamental para criar uma onda de feitos impressionantes. “Quando um ser humano quebra um recorde, vários outros conseguem quebrar. Isso não é coincidência. Isso é uma pessoa mostrando que é possível, o que fortalece diversas outras pessoas. Muitos precisam ver primeiro para depois crer”, pontua.

Para ele, a compreensão profunda de que os atletas considerados ‘super humanos’ são pessoas normais, é algo extremamente inspirador. “Assim, você se inspira a ser uma pessoa melhor e a buscar sempre mais. Superação e conquistas no esporte tem muito a ver com o valor que o atleta coloca na alçada da carreira”, afirma.

Lincoln defende ainda que todos esses fatores são a razão pela qual é tão comum encontrar grandes atletas com trajetórias difíceis atingindo os mais altos patamares do esporte. “Tudo está em volta da real noção do valor”, explica.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

5 milhões se inscreveram para Enem 2024

Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registraram 5.055.699 inscrições para o Exame Nacional do Ensino

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!