O final de semana deve ser de baixas temperaturas e chuva em grande parte do país devido ao avanço de uma frente fria. Na região sul, a previsão de granizo, geada e frio intenso, segundo André Ramos, meteorologista do IMET.
Devido à influência dessa massa de ar frio, proporcionando bastante frio em boa parte do centro sul do país, teremos também episódios de ampla geada e principalmente com geada Há uma tendência a ter a possibilidade de queda de granizo justamente nas regiões serranas que envolvem o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A parte central do país, mesmo com a frente fria avançando, vai ter mantido a baixa umidade, inclusive com o alerta do IMET na cor amarela, que varia de 20 a 30%, podendo haver regiões com umidade de até 12%.
A medida que essa frente avançou, ela colocou essa alta um pouco mais para cima. Isso significa o que? Que essa massa de ar frio. Além de ser frio, ela vai ainda manter a questão do seco. Nós estamos com um aviso de baixa umidade que vai persistir na parte central que envolve Distrito Federal, Centro de Norte de Goiás, Leste do Mato Grosso, pega também um Pará, o Amazonas, mas na parte sul, Tocantins, Maranhão, Piauí e tangencia ali o oeste da Bahia e pega também ainda o noroeste de Minas Gerais.
Algumas regiões podem ter chuvas, em parte do final de semana, na região leste de São Paulo, todo o estado do Rio de Janeiro, assim como no suroeste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo. Deve haver chuvas com vento, mas sem grandes acumulados. Na região norte, a chuva deve atingir a parte norte do Acre e também de Roraima e noroeste do Amazonas.
No nordeste, a nebulosidade deve variar ao longo da faixa litorânea, havendo possibilidade de chuva com a frente fria que estará se deslocando pelo oceano.