Prefeitura de Feira institui Comitê de Crise e avalia consequências das fortes chuvas

Redação Vibenews

Redação Vibenews

A Prefeitura de Feira de Santana está se mobilizando para amenizar os estragos causados pelas chuvas que atingiram o município na noite de sexta-feira (26). Por determinação do prefeito Colbert Martins Filho, um comitê de crise, formado por nove secretarias, foi instituído para avaliar as consequências e coordenar as ações de assistência à população.

As chuvas torrenciais, que duraram cerca de 12 horas, provocaram alagamentos em diversos bairros e distritos da cidade. Segundo a Defesa Civil, foram registrados 120 milímetros de precipitação, quando a previsão era de 30 milímetros.

O comitê de crise está mapeando os pontos de alagamento e avaliando as necessidades da população.

O secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, liderou a primeira reunião do Comitê Gestor. Ele informou que a pasta está lidando com demandas relacionadas a pessoas em situação de rua.  A SEDESO também está providenciando a compra de passagens para pessoas em situação de rua que residem em outras cidades. “Dessa forma abrimos mais vagas nos abrigos”, pontua.

A coordenadora da Defesa Civil, Ana Karolinna Rebouças, destaca o monitoramento das chuvas desde terça-feira e enfatiza o compromisso do comitê em atender rapidamente as demandas da população.

A Defesa Civil aconselha a população a agir com precaução e evitar enfrentar a água. Em casos de invasão de residências pela água, a orientação é desligar a fonte de energia, sair do imóvel, buscar um local seguro e acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.

O superintendente municipal de Operações e Manutenção, João Vianey, observou que os principais problemas estão nas redes na macrodrenagem do município. O tema foi enfatizado também pelo secretário de Planejamento, Carlos Brito, que observou que os problemas crônicos da cidade relacionados ao escoamento de águas pluviais serão solucionados definitivamente com a execução do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais, concluído no final de 2022.

“Desde 2021 o Município tem apresentado pedidos de autorização de empréstimos junto à Câmara Municipal neste sentido. O último, reiterado em setembro de 2023, ainda não foi apreciado pelo legislativo”, aponta.

A reunião do Comitê de Crise contou com a participação dos superintendentes e secretários municipais Carlos Brito (Planejamento), Eli Ribeiro (Serviços Públicos), João Vianey (Operações e Manutenção), Eliene Cerqueira (Habitação), Cleudson Almeida (Trânsito), Fanael Ribeiro (Chefe de Gabinete do Prefeito) e Renata Maia (Comunicação Social).

Fonte: PMFS

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!