Compartilhe:

Por que os homens têm ereção de manhã? 

Foto: Divulgação

Ereções matinais, um fenômeno que muitos homens já experimentaram, não são apenas um sinal de desejo sexual. Na verdade, elas estão intimamente ligadas ao pico de testosterona que ocorre durante a manhã. Essa ereção é chamada de tumescência peniana noturna e é totalmente normal.

Durante a fase de sono chamada REM, os níveis de testosterona sobem, gerando a ereção, que é um sinal positivo de que o sistema circulatório e nervoso estão funcionando corretamente. Esse processo é natural e é um indicativo de saúde.

No entanto, falta de ereção matinal pode ser um sinal de alerta, sugerindo desequilíbrios hormonais, estresse ou outros fatores. Se isso acontecer com frequência, pode ser interessante procurar um médico para verificar a saúde sexual.

Lembre-se: uma ereção matinal saudável é apenas mais um sinal de que o corpo está equilibrado e em bom funcionamento.

Como aumentar a testosterona?

Comer alimentos ricos em zinco, vitaminas A e vitamina D. …
Praticar exercícios físicos. …
Dormir de 7 a 9 horas por noite. …
Manter o peso adequado. …
Reduzir o estresse. …
Usar suplementos.

Porque a testosterona queima gordura?

Isso acontece pois a ação do hormônio aumenta massa magra no corpo do homem. A massa magra, por sua vez, determina a taxa metabólica basal (quantidade de caloria gasta pelo corpo em repouso) de uma pessoa. Portanto, testosterona e uma taxa basal saudável ajudam a evitar ganho de peso.

E quando faltam ereções matinais? O que isso quer dizer?

Quando não se tem uma ereção de manhã ou à noite, há três explicações possíveis:

  1. A primeira e mais frequente: a pessoa não percebe que possui ereções noturnas. Portanto, ela pensa equivocadamente que não tem uma. Mas, na realidade, a pessoa em questão dorme profundamente demais para perceber isso. Ou, quando desperta, no dia a dia, acorda numa fase do sono que não coincide com o sono REM.
  2. A segunda explicação é que se trata de um problema do sono, como: apneia do sono, depressão, um período de burnout… Qualquer coisa que possa perturbar o descanso, que corra o risco de atrapalhar a fase REM e, portanto, a ocorrência de ereções.
  3. A terceira explicação possível: o problema está na ereção, ou seja, há algo de errado com o pênis. Nesses casos, o cérebro funciona bem, o sono também é normal, mas o homem sofre de disfunção erétil e seu pênis está debilitado. Assim, a ereção não é possível.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!