Ainda faltam 90 dias para o fim do ano, mas para contrariar a fama do brasileiro de deixar tudo para a última hora, que tal começar a se organizar financeiramente já a partir de agora? Primeiro, é importante ter em mente de que não adianta esperar que o 13º salário resolva contas como IPTU, IPVA, material escolar e presentes de Natal. Todos esses gastos são previsíveis e podem entrar no planejamento já a partir de agora.
O mentor financeiro, Matheus Freire, revela os principais erros das pessoas. Do final do ano, como por exemplo, presentes, viagens. “
Eventos com esses números você vai conseguir priorizar caso você tenha dívidas priorizar a quitação das dívidas né. Por exemplo você deve priorizar pagar as dívidas de maior taxa de juros como por exemplo a dívida de cartão de crédito cheque especial.”
Ele explica por onde você pode começar esse planejamento.
“No que diz respeito à falta de planejamento muitas pessoas deixam para pensar nos gastos do final do ano em cima da hora o que leva ao uso desenfreado do cartão de crédito ou até mesmo um empréstimo de última hora no que diz respeito ao excesso de compras por impulso final do ano sempre aquele consumo emocional que é uma das grandes armadilhas né especialmente em promoções como por exemplo na Black Friday no Natal que há uma pressão muito grande para presentear as pessoas e comprar. Depois das dívidas iniciar ou incrementar sua reserva financeira deve ser prioridade aprender mais sobre educação financeira buscar por aplicativos que ajudam. Nesse controle e rever hábitos impulsivos na hora de comprar são outras dicas valiosas.”