Um espaço comunitário na Fonte do Lili, no bairro Queimadinha, se transforma, duas vezes por semana, em um verdadeiro ambiente de academia. No lugar dos aparelhos tradicionais, colchonetes e exercícios que trabalham corpo e mente: é o pilates solo, modalidade inovadora implantada para os usuários assistidos na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro.
A atividade tem a frente o fisioterapeuta Rogerio Araújo, profissional da rede municipal de Saúde integrante da equipe e-Multi.
Sob as orientações do profissional, o grupo Qualidade de Vida, formado majoritariamente por moradoras da comunidade, participa das aulas de pilates duas vezes por semana, sempre pela manhã.
“Aqui ofertamos o pilates solo, modalidade de exercício terapêutico que ajuda a restaurar a saúde física e promover qualidade de vida”, explica o fisioterapeuta
Entre as alunas praticantes está Erenice Ferreira, 70 anos, que relata os benefícios proporcionados pela atividade física.
“Graças a Deus, tudo o que eu sentia não faz mais parte do meu corpo. O importante é a saúde”, comemora.
ASSISTÊNCIA INTEGRAL
Referência técnica, a enfermeira do e-Multi Jamiley Dias, explica que essas equipes são compostas por fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social e educador físico.
“São equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada para ampliar o cuidado e diversificar a oferta de serviços oferecidos à população na rede primária, além de promover a integralidade, fortalecer a equidade e aumentar a capacidade de resolubilidade e efetividade das ações”, afirma.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destaca que o trabalho desenvolvido reforça o compromisso da gestão com a qualidade do atendimento.
“Todos os serviços que oferecemos na rede municipal seguem os princípios do Sistema Único de Saúde, garantindo aos usuários acesso, acolhimento e assistência cada vez mais qualificada”, ressalta.