Uma nova rodada da pesquisa Quaest divulgada nesta quarta (2) revela que 70% dos deputados federais são contrários à proposta de acabar com a jornada de trabalho no modelo 6×1, que prevê seis dias de trabalho para um de descanso. O levantamento também aponta que a economia é considerada o principal problema enfrentado pelo Brasil, na opinião de 31% dos parlamentares.
A maior resistência ao fim da escala 6×1 parte dos deputados da oposição ao governo, com 92% contrários à medida. Entre os parlamentares independentes, 74% rejeitam a proposta, enquanto entre os governistas esse índice é de 55% – ou seja, mais da metade mesmo entre os deputados da base aliada.
Já entre os que aprovam, a adesão varia conforme o alinhamento político. Entre os governistas, 44% apoiam o fim do 6×1, 23% entre os independentes e apenas 6% na oposição. A resistência geral torna a pauta uma das menos populares entre os deputados.
A Quaest ouviu 203 deputados (de 513 que compõem a Câmara) entre os dias 7 de maio e 30 de junho de 2025. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.