O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, vai realizar, no mês que vem, uma pesquisa para avaliar como está o nível de alfabetização das crianças que, este ano, estão cursando o segundo ano do ensino fundamental.
A realização desta pesquisa, batizada de Alfabetiza Brasil, foi anunciada nesta semana pela Ministério da Educação.
Serão realizadas entrevistas com 341 professores que trabalham com a alfabetização de crianças em todas as capitais do país e em 291 municípios com bons resultados no Ideb, que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Os trabalhos serão realizados entre os dias 15 e 23 do mês que vem.
Atualmente, o Ministério da Educação considera que um aluno está completamente alfabetizado quando domina a escrita, a leitura de palavras e frases e a produção de textos.
O levantamento, que terá como foco os alunos do 2º ano do ensino fundamental, que tem idades entre 7 e 8 anos, vai avaliar habilidades específicas dentro desses três principais eixos da alfabetização.
De acordo com o MEC, a partir dos resultados serão definidos pontos de uma política pública nacional de alfabetização e também deve ser estabelecido um padrão de avaliação dos estudantes.