Pela busca por uma gestão mais eficiente das finanças pessoais, muitos brasileiros estão adotando estratégias para reduzir gastos e manter a estabilidade financeira. Segundo pesquisa da Consumer Pulse, 80 % dos brasileiros querem reduzir gastos em 2024, sendo a prioridade é gastar menos com energia elétrica e supermercado.
De acordo com o administrador Alan Sabe, membro do Grupo Temático de Logística, Gestão e Finanças do CRAMG, Conselho Regional de Administração de Minas, as preocupações financeiras também atrapalham hoje o bem-estar das pessoas.
Um dos principais focos dessa mudança de comportamento é a conscientização sobre a importância do planejamento financeiro, e o administrador fala como reduzir gastos este ano. Como recomendação para ajudar nos cortes de gastos, aproveitar que é um período muito bom para isso, para a gente poder sentar e analisar, colocar todas as contas na ponta do lápis, utilizar uma planilha que seja, ou então realmente com um caderno se for mais simples, e seguir, identificar todos os gastos, identificar para onde que está indo o dinheiro, de onde vem o dinheiro, principalmente se for um empreendedor, conseguir identificar e ver o que sobra
no final do mês. Com isso vai conseguir ter uma visão simples, mas vai conseguir ter uma visão mais prática de como funciona o seu fluxo de entrada e saída de dinheiro mensalmente. Essa mudança de mentalidade está contribuindo para uma sociedade mais consciente financeiramente, onde as pessoas estão aprendendo a equilibrar o desejo de consumir, com a necessidade de preservar a estabilidade da economia pessoal.