Pesquisa: 47% dos jovens desejam ter o próprio negócio

Se depender dos jovens brasileiros, o empreendedorismo no país irá se fortalecer. É que ao menos 47% deles desejam ter seu próprio negócio. Foi o que constatou uma pesquisa recente realizada pelo Nub, estagiários e aprendizes.

O levantamento ouviu quase 4 mil jovens. Segundo a coordenadora de seleção do Nub, Jéssica Chione, o número de interessados em empreender surpreendeu. Ela aponta alguns fatores que indicam o alto interesse da juventude pelo próprio negócio.

Foi um resultado que nos surpreendeu pela alta expressão da porcentagem. Mas a gente interpreta como esse interesse que a juventude possui hoje de ter mais liberdade, de conseguir estabelecer a sua própria autonomia, os seus próprios horários, conseguir entender os próprios desafios. Ter essa liberdade financeira, vivendo conforme as suas próprias condições. Dos jovens ouvidos pela pesquisa, 45,14% sonham em ser independentes. 2,41% querem empreender para diminuir a carga de trabalho.

Com relação a quando eles querem começar a empreender, 33,26% consideram abrir seu próprio negócio em um futuro próximo. Mas é preciso estar atento, não basta somente querer. A coordenadora lembra que é preciso ter dedicação e foco para empreender, pois os desafios são muitos.

Os primeiros anos eles vão ser desafiadores, principalmente pensando em carga horária, atribuição de função e até o lucro que ele vai obter nesses primeiros anos do seu próprio negócio. Saiba ser perseverante sempre. E o estudo, a capacitação, procurar consultorias financeiras ou até mesmo cursos que são disponibilizados gratuitamente por instituições, vai ser o melhor caminho para que esse início ele seja pautado em bastante conhecimento técnico e que essa aplicação traga retorno positivo. Dos 17,17% que disseram na pesquisa que não gostariam de empreender, 2% apontaram com medo de enfrentar as dificuldades como motivo.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!