Parar de fumar é o melhor remédio para hipertensão, comprova estudo

Redação Vibenews

Redação Vibenews


Estudo constata que quem para de fumar tem a pressão regularizada três meses depois.

A pesquisa foi realizada no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Ela descobriu que deixar o cigarro reduz a pressão arterial de fumantes com hipertensão em 12 semanas.

O efeito é o mesmo para aqueles que tomam medicamento para pressão alta. A cardiologista Jaqueline Scholz, coordenadora do programa de Tratamento do Tabagismo do Incor, diz que 40% dos pacientes da unidade possuem comorbidades e o que, no caso dos hipertensos, houve uma diminuição na necessidade de uso de remédio.

Quando eles pararam de fumar, alcançaram a meta de controle da pressão. Trezentas e sessenta e uma pessoas participaram do estudo. Desses, 113 eram tabagistas e tomavam medicamento para hipertensão. Esse grupo foi então dividido e cada um recebeu uma medicação.

A pressão deles foi medida no primeiro dia, no quarto dia e após 12 semanas de tratamento para parar de fumar. Entre os hipertensos, 72 deixaram o vício e 41 deles apenas diminuíram o cigarro.

Três meses depois ficou constatado que os que pararam de vez estavam com a pressão normal. Os pesquisadores afirmaram que o estudo comprova que largar o vício funciona como um remédio para a hipertensão.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!