A operadora Claro foi multada em mais de 900 mil reais pela Secretaria do Consumidor, a Senacon, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública,
A penalidade foi aplicada por violações às normas do Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com a Senacon, a operadora, que é uma das maiores do país, cometeu falhas na prestação de informações e promoveu publicidade enganosa em relação à tecnologia 5G – a internet ultrarrápida.
A empresa Claro utilizou a tecnologia DSS, mas anunciou seus serviços como se fossem 5G, induzindo os consumidores ao erro.
Embora a empresa tenha ajustado suas peças publicitárias após decisões do Conar, que é o órgão que regula a publicidade no nosso país, os ajustes foram considerados insuficientes, pois as informações continuaram pouco visíveis e mal explicadas, o que continuou impedindo que os consumidores possam exercer seu direito de escolha de maneira informada e consciente.
O valor exato da multa foi de R$ 922 mil, 869 reais.
A Claro tem um prazo de dez dias para recorrer da decisão; se optar por não recorrer pode ter desconto de 25% sobre o valor da multa aplicada.