Novembro Azul: diagnóstico precoce do câncer de próstata, salva vidas

Redação Vibenews

Redação Vibenews

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina, ocupando a segunda posição entre os tipos mais frequentes de câncer no País. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

Na fase inicial, a doença costuma ser silenciosa. A maioria dos pacientes não apresenta sintoma, ou quando apresentam, as queixas costumam ser de dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Num estágio mais avançado, o câncer de próstata pode provocar, além de sintomas urinários, dor óssea, sangue na urina ou sêmen, disfunção erétil, e até mesmo infecção generalizada ou insuficiência renal.

Apesar da alta incidência e da evolução silenciosa, é possível obter a cura. De acordo com o INCA, o diagnóstico precoce aumenta significativamente a chance de recuperação. A detecção precoce pode ser feita em pacientes que apresentam sintomas sugestivos da doença, ou pessoas sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de desenvolver o câncer de próstata, como fumantes, obesos, idade a partir de 50 anos, ou histórico familiar.

A investigação deve ser feita por meio de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos. E, as plataformas que oferecem serviços de saúde como consultas médicas e exames, podem ser importantes aliadas na luta contra a doença.

A VidaClass Saúde, por exemplo, oferece consultas e exames preventivos com a segurança e agilidade que um diagnóstico precisa. A Healthtech, que atua no segmento há nove anos, oferece serviços especializados por custos acessíveis, e utiliza a tecnologia para atender às demandas dos pacientes de forma simplificada, além de buscar evidenciar a questão da prevenção de doenças de maneira geral.

Para Vitor Moura, CEO da VidaClass Saúde, a campanha Novembro Azul é capaz de salvar vidas, uma vez que a população se conscientiza sobre a importância da prevenção da doença. “O câncer de próstata é uma realidade séria que afeta muitos homens em nosso País. No entanto, é essencial entender que o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença. Na VidaClass Saúde, estamos comprometidos em simplificar o acesso a serviços de saúde, tornando os cuidados e a prevenção do câncer de próstata mais acessíveis. Acreditamos que a tecnologia desempenha um papel fundamental nessa missão, e nossa plataforma oferece consultas e exames preventivos de forma segura e ágil”, conclui.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!