Internet e telefone são prioridades do brasileiro na hora de pagar as contas.
É o que revela pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a CNDL, e pelo SPC Brasil.
Feita entre os dias 18 e 27 de março deste ano, a pesquisa ouviu pouco mais de 600 consumidores de todas as capitais brasileiras e de todas as classes econômicas com contas em atraso há mais de 3 meses,
Pelo menos 6 de cada 10 consumidores entrevistados admitiram que os principais compromissos financeiros com o pagamento em dia são as contas de internet e telefone; 57% citaram também água e luz e metade incluiu na lista a TV por assinatura.
Já o cartão de crédito e o plano de saúde são prioridade de pagamento para apenas 4 de cada 10 pessoas.
O levantamento também mostrou que o cartão de crédito é a principal conta em atraso: 16% têm faturas em aberto e 12% afirmam que devem conta de água e luz.
Além disso, 10% devem no cheque especial e o mesmo percentual tem conta de crediário atrasada; outros 9% estão com pendências relacionadas a empréstimos bancários.
Questionados sobre qual foi a principal causa responsável pela inadimplência, 2 de cada 10 entrevistados, ou 20%, disseram que atrasaram contas por causa de imprevistos de saúde, morte, manutenção da casa ou carro, por exemplo; 17% atribuem a situação a uma redução da renda e 16% assumem ter perdido o controle do orçamento