O mês de novembro chegou e tem muito trabalhador comemorando.
Desde maio o brasileiro não sabe o que é folgar em um dia de semana em razão de um feriado, mas a espera acaba agora.
Serão, ao todo, 3 feriados nacionais em novembro. Dois caem em dia da semana e um deles, inclusive, permite emenda no fim de semana.
O primeiro feriado já é neste sábado, dois de novembro, celebração do Dia de Finados.
Qual é o significado do dia dos finados?
A data tem como objetivo principal relembrar a memória dos entes queridos que já se foram, e também tem aspectos culturais que são aplicados em diversas partes do mundo. De acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no purgatório, passando por um processo de purificação
Depois, no dia 15, uma sexta-feira, a data da Proclamação da República vai possibilitar que o brasileiro mate a saudade de um feriadão.
Significado do dia 15 de novembro
O dia 15 de novembro é feriado nacional no Brasil e comemora a Proclamação da República, que marcou a transição do país de monarquia para república.
A Proclamação da República ocorreu no Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1889, após um golpe militar liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca. O golpe foi resultado de uma mobilização do Exército e de republicanos civis insatisfeitos com a monarquia que vigorava no país desde 1822. O imperador Dom Pedro II foi destituído e a família real foi expulsa do país.
A Proclamação da República é considerada uma das datas mais importantes da história brasileira.
E 5 dias depois, no dia 20, quarta-feira, tem a estreia de um novo feriado nacional: é o Dia da Consciência Negra.
O que significa o Dia da Consciência Negra?
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, e reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência. em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Palmares.
Até o ano passado, a data era feriado apenas em alguns estados e municípios, mas virou nacional após decreto do presidente Lula, assinado em dezembro de 2023.