Varejo brasileiro já lucra com o Dia das Mães.
Comemorada sempre no segundo domingo de maio, a data é uma das mais importantes do primeiro semestre para os lojistas de todo o país.
Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito mostrou que cerca de 128 milhões e 700 mil pessoas pretendem presentear alguém neste Dia das Mães.
Esse total equivale a praticamente 8 de cada 10 consumidores brasileiros.
E, para muita gente, nem o orçamento apertado deve ser desculpa.
Apesar de ser um comportamento financeiramente imprudente, a pesquisa mostrou que 32% dos que vão comprar presentes estão com contas atrasadas e, entre eles, 7 em cada 10 estão até com o nome sujo.
As principais presenteadas serão mesmo as mães, mas esposa e sogra também ganharão presentes, segundo a pesquisa.
Os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios, seguidos de perfumes, cosméticos e chocolates, nessa ordem.
Em média, os consumidores pretendem comprar 2 presentes para o Dia das Mães, com um ticket médio de R$ 258 considerando todos os gastos.